MENU

A Exposição

a exposição anos 80 - Máquina Pop 


Proposta da exposição:
O Máquina Pop é um clube anos 80 criado entre amigos para relembrarmos bons momentos vividos naquela década. Esse clube possui um acervo, com itens bem variados, e que cresceu com o tempo. Como a intenção não é apenas reunir e preservar mas, principalmente, compartilhar, decidimos que era o momento certo para montarmos a exposição e levar essas boas lembranças e recordações para todos que a visitarem.


O que as pessoas vão poder encontrar na exposição?
São mais de 100 itens em exposição entre brinquedos, jogos, video games, eletrônicos, discos, impressos e outros. Clássicos como Atari, Odyssey, Playmobil, Comandos em Ação e Aquaplay estão todos representados.


Itens no acervo:
Temos em acervo cerca de 200 itens. Para a exposição selecionamos 80/100 dos mais representativos. No decorrer da exposição nós substituímos alguns itens e acrescentamos outros.


Público-alvo da exposição:
O primeiro público é o composto por pessoas que viveram sua infância e adolescência nos anos 80 e começo dos 90. São os que mais se emocionam ao encontrarem uma peça e relembrarem da época. Contudo não fica restrito a esse público na casa dos 35 anos. Quem foi pai e mãe nessa época também se emociona bastante ao lembrar da vida nos 80 com seus filhos e sobrinhos pequenos ao redor. As crianças também tem se encantado com a exposição, principalmente com os brinquedos - que não tinham todo o apelo digital que elas encontram hoje.


 
Reunir, preservar e compartilhar. Essa é a nossa premissa. Fazemos isso com histórias e recordações, e a exposição é a materialização dessas lembranças. Uma maneira de mostrar que os anos 80 merecem um registro e resgate sistemático.  Ter sempre um curador presente no local e montar tudo em um ambiente onde a visita possa ser feita tranquilamente e sem tumulto é fundamental para permitir que a emoção da lembrança apareça. Já aconteceu de recebemos pessoas que saíram da exposição com lágrimas nos olhos e que nos agradeceram por proporcionarmos esse momento de recordação a elas; que elas saibam que isso também nos deixa profundamente emocionados e gratos.